sábado, 5 de agosto de 2017

Qual a mais adequada, IPTV ou DTH?

Os problemas do DTH – TV via satélite

A maior reclamação que observamos dos  clientes que possuem DTH é a queda de sinal de alguns ou até de todos os canais em caso de chuva forte. Aliado a isso tivemos nos últimos ano o fenômeno das chamadas tempestades solares, que também afetaram a distribuição de sinal da TV via satélite no mundo todo.
O motivo é que entre o satélite e a antena da casa do assinante existe uma distância imensa, que acaba sendo afetada por tais efeitos climáticos, além da nuvens carregadas que atrapalham a passagem do sinal.
Muitas das empresas que trabalham com DTH estão tentando resolver esse problema com o processo de possuir dois ou mais UPLINKs STATIONs, ou seja: Se temos um CENTER em São Paulo mas a chuva começa a interromper o envio de dados ao satélite, outro CENTER em Brasilia, por exemplo, começa a fazer a transmissão dos mesmos dados como backup.
O empecilho do processo é o seu custo e o fato de que ele não resolve 100% dos problemas, pois clientes em regiões isoladas com chuva continuam sendo prejudicados pelo mau tempo.
Problemas no DTH também estão na falta de conteúdos interativos e On Demand que ficam comprometidos pela incapacidade do satélite receber o retorno das informações dos receptores dos clientes, pois as antenas caseiras atuam apenas como receptoras.
A solução parcial encontrada é a conexão dos receptores com a internet, fazendo a devida comunicação entre o cliente e o conteúdo on demand.
Hoje as Smart TVs conseguem reproduzir os canais de uma IPTV sem necessidade de nenhum receptor!
SES lança satélite com propulsão elétrica, confira aqui as vantagens e detalhes

As dificuldades do IPTV

Diante das falhas que vimos da TV via satélite, será que a IPTV se sai melhor?
O que primeiramente consideramos é que o IPTV não corre tanto risco de queda de transmissão quanto o DTH, ao menos por problemas climáticos.
Porém, como qualquer serviço via internet está sujeita a quedas de conexão e indisponibilidade dos servidores.
Se uma falha nos cabos ou até mesmo na caixa óptica ocorrer a transmissão também fica comprometida.
Lembrando que são muitos quilômetros de cabos e muitas caixas ópticas espalhadas, o uqe faz com esse tipo de problema não seja tão improvável de ocorrer. Mas de qualquer forma, ainda é mais estável nesse quesito em comparação com o sistema DTH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solução para receptor a cabo - Novo serviço -

Para aqueles que tem receptores para cabo que usavam Nazacam ou algum tipo de cs estamos com um novo produto que está fazendo sucesso, é o C...